NA SOMBRA...

NA SOMBRA...
Vem comigo?

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

QUERER

"E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."
Assim termina a introdução do livro de Amyr Klink - Cem Dias Entre Céu e Mar - meu recurso para os momentos de dificuldade, desânimo e para fortalecer o desapego. Reli na minha última viagem (sempre leio no avião, fazendo as horas tornarem-se minutos que quero prolongar).
"No mar, o menor caminho entre dois pontos não é necessariamente o mais curto, mas aquele que conta com o máximo de condições favoráveis"
Citando FERNANDO PESSOA:
"O esforço é grande e o homem é pequeno
Eu, Diogo Cão, navegador, deixei
Este padrãoao pé do areal mreno
E para deante naveguei.

A alma é divina e a obra é imperfeita.
Este padrão signala ao vento e ao céus
Que, da obra ousada, é minha a parte feita:
O por-fazer é só com Deus.

E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas Quinas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é portuguez."

"O medo de quem navega não é o mar, mas a terra."
"...como conseguimos ser estúpidos às vezes, ...como nos falta o sentido prático da natureza."
"...no mar há um sentido de utilidade e renovação eternos."
"...comecei a pensar no sentido da solidão. Um estado interior que não depende da distância nem do isolamento, um vazio que invade as pessoas e que a simples companhia ou presença humana não podem preencher..."
"Assim como nas boas horas o lado positivo das pessoas se soma, nas horas negras o lado negativo se multiplica, criando pânico e trazendo às vezes perigo maior do que a própria situação."
"É engraçado como o bem-estar não depende do conforto, da tranquilidade ou de situações favoráveis, mas simples e unicamente da sensação de ir em frente."
"Ao se caminhar para um objetivo, sobretudo um grande e distante objetivo, as menores coisas se tornam fundamentais. Uma hora perdida é uma hora perdida, e quando não se tem um rumo definido é muito fácil perder horas, dias ou anos, sem se dar conta disso."
"Na quietude daquela noite, a última, ancorado no infinito sossego da Praia da Espera, sonhando com os olhos abertos e ouvindo outros barcos que também dormiam, descobri que a maior felicidade que existe é a silenciosa certeza de que vale a pena viver."

Um comentário:

  1. Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor caminho!!!!
    bjos
    te amo

    ResponderExcluir