NA SOMBRA...

NA SOMBRA...
Vem comigo?

sexta-feira, 1 de abril de 2011

VOLTEI


Cacete!
Deu uma doida aqui e eu não conseguia mais abrir essa merda!
Mas, apesar de toda minha inabilidade cibernética, consegui voltar...
Então, pra comemorar, vamos fazer uma série de 62 capítulos com o mestre Nietzsche, que cunhou a frase "o eterno retorno é o mais pesado dos fardos"
Pra vocês, gotas do "O ANTICRISTÃO - MALDIÇÃO CONTRA O CRISTIANISMO"
DIVIRTAM-SE 666
"Este livro se destina a pouquíssimos. Talvez ainda não viva nenhum deles. Quem sabe sejam os que compreendem meu Zaratustra: como eu poderia me confundir com aqueles a quem já hoje se dá ouvidos? - Só o depois de amanhã me pertence. Alguns nascem póstumos." 1888
1.
Olhemo-nos no rosto. Nós somos hiperbóreos - sabemos muito bem o quão à parte vivemos. "Nem por terra nem por mar encontrarás o caminho que leva aos hiperbóreos": Píndaro já sabia isso ao nosso respeito.* Além do norte, do gelo, da morte - nossa vida, nossa felicidade...
Nós descobrimos a felicidade, conhecemos o caminho, encontramos a saída de milênios inteiros de labirinto. Quem mais a encontrou? - Acaso o homem moderno? "Eu não sei entrar nem sair; eu sou tudo aquilo que não sabe entrar nem sair" - suspira o homem moderno... Dessa modernidade estávamos doentes - da paz preguiçosa, do comprmisso covarde, de toda a imundície virtuosa do sim e do não modernos. Essa tolerância e largeur** de coração, que tudo "perdoa" porque tudo "compreende", é siroco para nós. Antes viver no gelo do que entre virtudes modernas e outros ventos do sul!... Nós fomos valentes o bastante, não poupamos a nós nem aos outros: mas por muito tempo não soubemos o que fazer de nossa valentia. Tornamo-nos sombrios, chamaram-nos de fatalistas. Nosso destino - era a plenitude, a tensão, o represamento das forças. Ansiávamos por relâmpagos e atos, ficávamos o mais longe possível da felicidade dos fracotes, da "resignação"... Havia uma tempestade em nossa atmosfera, a natureza que somos escureceu - pois não havia caminho para nós. Fórmula de nossa felicidade: um sim, um não, uma linha reta, uma meta...
* Píticas, X, 29-30. Para os antigos gregos, os hiperbóreos eram um povo lendário que habitava uma região perpetuamente ensolarada na extremidade setentrional da Terra, além do vento norte (Bóreas).
** Largueza

Nenhum comentário:

Postar um comentário