NA SOMBRA...

NA SOMBRA...
Vem comigo?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

MUSASHI 1a parte - UM HOMEM EMPUNHANDO UMA ESPADA PODE NÃO IMPRESSIONAR MUITO. MAS UM HOMEM POSSUÍDO PELA ESPADA É ATERRORIZANTE.


ROMANCE ÉPICO BASEADO DIRETAMENTE NA HISTÓRIA JAPONESA NARRA UM PERÍODO DA VIDA DO MAIS FAMOSO SAMURAI DO JAPÃO, QUE VIVEU PRESUMIVELMENTE ENTRE 1584 E 1645. O INÍCIO É ANTOLÓGICO: MUSASHI RECUPERA OS SENTIDS EM MEIO A PILHAS DE CADÁVERES DO LADO DOS VENCIDOS NA FAMOSA BATALHA DE SEKIGAHARA.
DIVIRTAM-SE!

E depois de tudo, céu e terra aí estão, como se nada tivesse acontecido. A esta altura, a vida e as ações de um homem têm o peso de uma folha seca no meio da ventania...ora, que vá tudo pro inferno!
...não havia nuvens no céu e a lua fulgurava, parecendo fixar irada os seres na terra, inspirando até mesmo certo temor.
Viera ao mundo trazendo no sangue certo primitivismo ancestral, puro e selvagem, até agora intocado pela luz do saber, em estado bruto desde o nascimento.
De acordo com o budismo, mulheres são a encarnação do diabo, seres demoníacos, mensageiras do inferno...
...case-se com o que é verdadeiro. isto significa que você não deve correr atrás de ilusões para que não lhe aconteça de acabar carregando no ventre o fruto de uma relação enganosa...
- Estou me dirigindo aos ricos, apenas. Aliviá-los de seu dinheiro é praticar a virtude das virtudes.
Era uma tarde de primavera silenciosa e ar estagnado. A terra inteira - mata e solo - arfava como uma jovem mulher.
...o mal de um samurai é ser incapaz de avaliar as consequências dos seus atos: aí reside o verdadeiro defeito do bushi.
...não é a idade que estabelece a real diferença entre os homens: o que conta é a qualidade desses homens e o aprimnoramento dessa qualidade.
É desse modo que reagem ao poder. Quanto mais simples o povo, mais temem a autoridade.
...Ao se elevar aguda a melodia, experimentava a alma arrebatada subir ao espaço, brincar entre nuvens, ou então, vozes da terra e ecos do céu compunham novamente uma triste melodia, a canção do vento a sussurrar nos pinheirais lamentando a inconstância das coisas mundanas.
Dizia-se que a música tinha o poder de comover até mesmo o diabo.
...É preciso sentir raiva, muita raiva, para que verdadeiramente venham à tona a verdadeira força e o caráter de uma pessoa.
...A indignação de um homem deve ser desprovida de interesses pessoais, devotada à causa pública.
...Um homem não pode lutar com as mãos limpas contra um tigre, é claro. Mas um tigre é sempre um tigre, um animal inferior ao homem, não esqueça.
...o homem, o verdadeiro bravo, teme o que tem de ser temido, poupa e resguarda a vida - esta pérola preciosa - e procura morrer por uma causa digna.
...A coragem de um homem difere da coragem de um animal selvagem: a coragem do bravo nada tem a ver com a temeridade do rufião.
Aquele que conhece a si mesmo e ao inimigo
Vence - ou seja, não se arrisca;
Aquele que conhece céu e terra
vence - ou seja, realiza.

A água é submissa, mas tudo conquista. A água extingue o fogo ou, diante de uma provável derrota, escapa como vapor e se refaz. A água carrega a terra macia, ou quando se defronta com rochedos, procura um caminho ao redor. A água corrói o ferro até que ele se desintegra em poeira; satura tanto a atmosfera que leva à morte o vento. A água dá lugar aos obstáculos com aparente humildade, pois nenhuma força pode impedí-la de seguir seu curso traçado para o mar. A água conquista pela submissão; jamais ataca, mas sempre ganha a última batalha (Tao Cheng de Nan Yeo, estudioso taoísta do século XI).
No mundo em contínua transição,
Cinquenta anos e uma vida
São meros sonho ou ilusão.
(Oda Nobunaga)

"A mim, Musashi, obscuro e ignorante, submetei à provação e fazei de mim o melhor espadachim da face da terra; ou senão, deixai-me morrer."
...haviam visto Musashi saltar e elevar-se no ar mais de dois metros, atingindo com a agilidade de um gato o topo do muro ocidental do templo e, ato contínuo, desaparecer.
A vida de um guerreiro tem início a cada amanhecer, mas nada garante sua continuidade até o anoitecer.
A brisa da primavera tocou de maneira suave os cabelos de suas têmporas, acariciante como uma mão feminina...
...A deusa Morte parecia espreitar por seus olhos, convidando com um brilho gelado: - Venha! Quem é o primeiro?
...A cada volteio, uma névoa de sangue brotava da ponta de sua espada, espalhando sobre a relva fragmentos de cérebros, dedos e braços brancos que lembravam grossos nabos.
...Ébrios de sangue, suas mentes se toldavam.
...A verdadeira aprendizagem consiste em polir o espírito, mais que as técnicas marciais.
"A rã que mora num poço não sabe como o mar é grande."
...arte marcial não como um simples jogo de técnica e força, mas como instrumento para governar um país.
...Frio e calor extremo não são água e fogo: pura e simplesmente, são a mesma coisa.
...a orla espumante das ondas que corriam pela areia lembrando infinita sucessão de pequenas rosas brancas murmurantes. Esquecido do inverno, o sol brilhava na areia da praia impregnada de maresia.
..as sombras dos pinheiros se agitavam impassíveis, apenas reproduzindo o marulhar distante das ondas. Alheio à crueldade humana, um pássaro chilreava alegremente em algum lugar.
As folhas secas dos juncos à beira-rio brilhavam como lâminas de espadas ao luar.
Não era coragem, era ato inconsciente de um indivíduo que havia perdido a noção do medo. Este era o tipo de ocasião em que palavras eram desnecessárias...
A fuga atiça no homem o instinto predatório.
Espada e corpo não formavam ainda uma unidade. Irritava-o perceber em si essa espécie de deformação: sua habilidade no manejo da espada progredia, mas corpo e espírito ficavam para trás.
Difícil era encontrar um homem. O mundo abundava de seres humanos, mas custoso era achar entre eles um homem verdadeiro.
"Não posso perder tempo teorizando. A esgrima não é lógica, nem a vida uma teoria: elas têm de ser praticadas, vividas!"
...Vencer, vencer sempre até o fim da vida que lhe fora reservada e deixar vigorosas marcas de sua passagem pelo mundo. Só assim diriam que vivera em toda a plenitude a vida de um guerreiro.
Passo a passo continuou a galgar, sempre imagionando pisar a cabeça de gente que vinha considerando superior a ele nos últimos tempos. A montanha e ele já constituíam um único ser. A montanha por perto se espantava por se ver tão firmemente agarrada.
Na fria manhã de inverno, as árvores nuas do bosque sagrado gemiam ao vento e o som era quase sobrenatural.
...todos nós tendemos a esquecer a importância de certos valores: quem, depois de adulto, se lembra por exemplo que deve seu crescimento ao leite materno?
...Das agonias experimentadas por um ser humano durante a vida, nenhuma é mais exasperante, depressiva e ao mesmo tempo tão sem remédio que a de procurar alguém em vão.
...Arrogância e artes marciais andavam sempre de mãos dadas e eram insuportáveis em qualquer circunstância.
...À semelhança de um inseto que oculto sob uma folha tenta perceber os mistérios do tempo, Musashi tinha agora os nervos aguçados e espalhados por todo o corpo, captando sinais.
-É que, quando ando por estradas desertas, sinto como se tudo ao redor me pertencesse e eu estivesse percorrendo meus domínios.
...Os anos podiam se passar longe da pessoa amada, mas o amor alimentava-se de lembranças e notícias distantes e encarregava-se de alongar o fio da saudade, nele se enrolando e crescendo cada vez mais.
"A matéria é vã! Tudo é vaidade nesse mundo!" (N.R. No original, Shikizokuzeku - expressão que significa: 'toda matéria é nada.' A matéria pode assumir infinitas formas, mas qual é a sua verdadeira natureza? Nada.)
Excitado, esqueceu por completo a pose de homem experiente e, despindo a pele humana, revelou a besta sob ela.
...A melodia anunciava aos quatro ventos que o desejo continua a existir como um elemento latente, fogo fátuo a irromper de vez em quando na vida do homem até que ele repouse para sempre em seu túmulo.
...Tinha de progredir muito, forjar o corpo e espírito o tempo todo para alcançar um dia o ponto de não precisar mais arrepender-se de suas ações.
...um vulto triste e friorento lembrando um pássaro sem penas vagando no inverno.
Nos caminhos da vida, cada passo tem sua sutil importância.
Só mentes guerreiras mais evoluídas são capazes de sentir tristeza após uma vitória.
...Um orgulho selvagem costuma surgir no olhar do mais despreparado guerreiro no instante em que entra em duelo.
Nimguém percebe com clareza o cheiro do próprio corpo.
"...quando sinto que o universo e eu perfazemos uma unidade, ou melhor, quando perco a própria noção de sentir alguma coisa, nesse exato instante minha espada terá golpeado o inimigo certeiramente..."
...Chá é o fortificante da alma: nada melhor que o chá pra fortalecer o espírito. E eu acredito que a ação tem origem na inação.
"Caminhos... A essência da arte... Todas as coisas assumem idênticas formas quando atingem a excelência"...
...do lado de fora o sol poente incendiava o céu e avermelhava a estrada, cada movimento das cortinas da entrada deixando entrever à distância silhuetas de corvos voejando como fagulhas negras...
O mundo com sua pequenez vivia a atormentá-lo...
Mulheres comandam com um simples olhar. Tocados por esse tipo de olhar, os homens, vêem-se repentinamente desembolsando vultosas quantias ou bancando heróis. (PÁGINA 666)
..."Se um cão uiva para a lua, centenas logo o acompanharão", demonstrando a tendência, tanto canina quanto humana, de tumultuar por nada.
...Não há beleza que resista à morte: depois de morta, mesmo a mais linda das mulheres não passa de um monte de ossos.
A imbecilidade sempre leva vantagem sobre a sabedoria. Essa superioridade evidencia-se sobretudo quando o ignorante ignora por completo o conhecimento do sábio. Não há como ministrar conhecimentos a um tolo que se orgulha da própria tolice.
...esqueça todas as misérias e sujeiras do mundo e deixe-se envolver, nem que seja por uma hora ou metade de uma noite num ambiente de beleza ilusória, abandone lá todas as asuas preocupações. É para isso que servem esses lugares.
Para quem espera, o tempo passa com lentidão exasperante, quase insuportável.
...A vitória é como a lua refletida num lago: tentar agarrá-la, confiando excessivamente em sua própria sabedoria e força, significava quase sempre afogar-se nas águas e perder a vida.
Mas a neve tinha ritmo próprio, como uma melodia, e vinha do alto ora presto, impelida pelo vento, ora andante, redemoinhando, ora lento, dançando no ar como plumas de ganso.
...Pessoas havia que davam flores uma vida inteira, mas quantas, depois de mortas, seriam capazes de se transformar em lenha perfumada, como as peônias?
Um sorriso gelado escapou pelos dentes brancos e atingiu os rostos dos que o cercavam como um bafejo capaz de contrair-lhes os poros do corpo inteiro.
Dizem que o período mais importante e difícil, em todos os empreendimentos, é o inicial. No caso da vida, porém, o mais difícil é o final, o da despedida. Pois é a partir daí que se estabelece o valor ou a duração de uma existência, daí se sabe se ela havia sido fugaz, como espuma na areia, ou um raio luminoso no céu da humanidade.
"...Eu a amo. Tempos houve em que não pude passar um dia sequer sem pensar em você. Não sabe o quanto me torturei, com vontade de abandonar tudo para apenas viver e acabar meus dias em sua companhia. E teria abandonado de verdade, não fosse por outra coisa que amo, mais que você: a espada."
"...Ninguém me conhece melhor do que eu mesmo. Não sou nem herói nem gênio. Sei apenas que gosto um pouco mais da espada do que de você. Não sou capaz de morrer de amor, mas estou pronto a morrer pela espada, a qualquer momento."
"O inimigo externo pode até ser derrotado, mas não há como derrotar o interno."
...Não era fácil aprender a morrer: o preparo para ir-se do mundo a qualquer momento de um modo tranquilo, digno e viril, rápido como um breve suspiro, nunca era obtido por completo, por mais que se treinasse...
...Um samurai não deve depender do poder divino, nem se orgulhar de ser humano. Não deve negar a existência da divindade, mas nela não deve se amparar.
...fugaz como a sombra de um pássaro deslizando num campo riscado por estrias verdes...
Seu corpo se movia obedecendo apenas ao comando do espírito. Aquele ser que todos viam era ilusório.
Uma aterrorizante energia consumia sua alma e seu corpo. Musashi deixara de existir fisicamente, era apenas uma vida, uma chama.

2 comentários:

  1. Fantástico!
    Pra vc que gosta, recomendo o Lobo Solitário, um mangá que foi lançado no Japão nos anos 70 e até hoje é considerado uma obra prima.
    Eu aprendi muito sobre o samurai e sobre a cultura japonesa lendo o Lobo Solitário.
    Recentemente, foi premiado com o prêmio HQMix de melhor roteiro. E digo pra vc, são 28 volumes de umas 200 páginas cada. Eu achava que o autor não tinha mais como me surpreender, mas ele fez isso até o final!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro Musashi e realmente é uma obra fantástica, tanto nas narrativas como na essência da propiá historia. Gostei do blog. Bruce k.

    ResponderExcluir